• NR 25 - Resíduos Industriais

Curso Item 25.5

25.5 Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle e eliminação adequadas.

25.5 Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de eliminação e controle adequado dos mesmos.


Curso indicado para estudantes e profissionais interessados em segurança no trabalho como: NR18, NR12, NR10, NR6NR5, etc.



De acordo com a NR 25, qual é o entendimento para os resíduos industriais?

Entende-se como resíduos industriais aqueles provenientes dos processos industriais, na forma sólida, líquida ou gasosa ou combinação dessas, e que por suas características físicas, químicas ou microbiológicas não se assemelham aos resíduos domésticos, como cinzas, lodos, óleos, materiais alcalinos ou ácidos, escórias, poeiras, borras, substâncias lixiviadas e aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como demais efluentes líquidos e emissões gasosas contaminantes atmosféricos (NR 25 item 25.1).

 

Como deve ser a destinação dos resíduos industriais?
Os resíduos industriais devem ter destino adequado, sendo proibido o lançamento ou a liberação no ambiente de trabalho de quaisquer contaminantes que possam comprometer a segurança e saúde dos trabalhadores (NR 25 item 25.3).

Quais as etapas da disposição dos resíduos líquidos e sólidos produzidos por processos e operações industriais?
Devem ser adequadamente coletados, acondicionados, armazenados, transportados, tratados e encaminhados à adequada disposição final pela empresa (NR 25 item 25.3.2).

O que esta NR estabelece para os trabalhadores envolvidos nas atividades com resíduos industriais?
Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle e eliminação adequadas (NR 25 item 25.5).


 Embasamento Legal: nossos cursos têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154 

NR 25 - Resíduos Industriais

  • Modelo: NR 25 - Resíduos Industriais
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 99,90


Etiquetas: NR 25 - Resíduos Industriais, 25.5, resíduos industriais, curso nr25